Páginas


Para acessar os Blogs do Castelinho clique aqui!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Civilização Romana

O presente trabalho tem por objetivo suprir necessidade de recuperação de hora aula para as turmas  116- 117- 119 (horário de sexta-feira).
Reflita sobre este pensamento do filósofo chinês Confúcio: “ Se queres prever o futuro, estuda o passado”. É este também o grande objetivo da ciência denominada História, que à luz do presente, visualiza uma perspectiva de futuro. 
Sócrates, filósofo grego já dizia : “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. 
Alunos, procurem se empenhar  e realizar um bom trabalho. Entregar  à professora titular da disciplina no dia 11 de dezembro de 2009. 
Deverá ser escrito  à mão, com caneta esferográfica azul, em folha de papel adequado para tal.
Poderá ser utilizado como fonte bibliográfica livros que tratem do referido assunto, revistas,  bem como páginas da internet.
A Itália é uma península localizada ao sul da Europa. Invade o mar Mediterrâneo em direção à África. É cercada pelos mares Jônio, Tireno e Adriático.
  Em seu relevo destaca-se os Alpes ao norte e os montes Apeninos  ao sul. Este fator geográfico contribuiu para que os  primitivos povos  que habitaram a Itália, na antiguidade, se dedicassem ao pastoreio e a agricultura.
clip_image002[4]
  Entre os anos de 2000 e 1000 aC, a península Itálica foi invadida por povos indo-europeus denominados italiotas. Trouxeram sucessivas inovações técnicas, tais como o uso do cobre, do bronze e também do ferro. Um desses povos estabeleceu-se no vale do rio Tibre, região conhecida com Lácio.
1)    Escreva, de forma resumida, quais foram estes povos e quais foram suas interferências para a formação da civilização romana em suas origens.
2)    A fundação de Roma  em 753aC., segundo a mitologia teria sido a partir do nascimento de dois irmãos gêmeos: Rômulo e Remo. O que afirma esta lenda?
3)    A história política de Roma  divide-se em MONARQUIA – REPÚBLICA – IMPÉRIO.
a)    Faça um apanhado geral  com dados que qualifiquem o  período da história da civilização romana em sua Monarquia.
b)    Faça um apanhado geral, com dados  que  qualifiquem  o período da civilização romana  em sua República.
c)    Faça um apanhado geral, com dados que qualifiquem o período da civilização romana em seu Império.
4)    Conceitue:
a)    Patrícios;
b)    Plebeus;
c)    Clientes;
d)    Escravos;
5)    Conflitos sociais sempre foi uma constante na história da humanidade. Nos dias atuais, as camadas populares menos favorecidas estão constantemente a reivindicar direitos que lhes são negados. Na sociedade romana estes conflitos tiveram uma forma diferenciada e seguiram rumos até então alheios a outros povos.
a)    Quais eram as reivindicações almejadas pelas camadas inferiores da sociedade romana na antiguidade?
b)    Escreva um relato sobre os conflitos que havia entre Patrícios e Plebeus e quais foram suas substanciais conquistas?
c)    Quais foram os nomes, dos principais  representantes  da  camada popular mais explorada que se destacaram?
6)    Tanto a civilização grega quanto a romana  tinham veneração por seres que o denominavam  deuses.
a)    Faça um quadro comparativo entre os deuses gregos e os deuses romanos; Ao lado de cada um indique qual era a proteção desempenhada por cada um.

Bom  trabalho!                                                                                

Professora Marli

Nenhum comentário: