Páginas


Para acessar os Blogs do Castelinho clique aqui!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

TURMA 313 - PROFESSOR GILSON


AULA PARA O DIA 21-11-09

Os Anos vinte e A Crise do Capitalismo

• Os anos vinte do século XX foram bastante tumultuados, aja visto que após a Primeira Guerra Mundial os EUA tendo conseguido alavancar seu parque industrial, consolidar excelentes bases comerciais externas e através destes, acumular muito capital, viveu em seu território uma grande euforia de consumo e de produção para os mercados interno e externo. Neste mesmo período a Rússia revolucionária consolidava um novo modelo econômico, que conquistava cada vez mais adeptos nos países vizinhos e em outros continentes. A dicotomia entre os dois modelos econômicos provocou grande preocupação aos capitalistas, pois, os defensores do liberalismo econômico, esqueceram de acompanhar a reestruturação dos parques industriais dos países beligerantes da segunda década do século. Fator este que provocou em 1929 a grande crise do capitalismo paralelamente a boa fase da planificação da economia proposta pela URSS.
• A Crise Mundial do Capitalismo provocou alterações nos aspectos econômicos, políticos e sociais não apenas nos EUA, mais em todas as nações que estabeleciam relações comerciais com este.
Exercício proposto

Procurem na internet, livro didático ou outras fontes a sua disposição maiores informações sobre este assunto e elabore uma análise critica a respeito da mesma.
O texto deve ser construído segundo as bases de uma dissertação e entregue na próxima aula.
Bom trabalho.
Professor Gilson dos Anjos

Nenhum comentário: